quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caminho certo

Pedro e eu - Foto tirada pela Tamiris - 8o ano

Primeira visita! (Parte 2)

Depois de mostrar os materiais que podem ser usados em uma restauração, propomos um “desafio” aos participantes: cada um reintegraria a parte faltante de uma figura preparada previamente por ela! O objetivo era, tal qual os restauradores fazem, concentrar-se na imagem com a perda, tentando perceber seus detalhes, suas cores, seus traços. Os resultados são admiráveis! Será que teremos futuros restauradores em nosso grupo?!


A arte do Augusto - 7o ano

A arte da Joanna - 7o ano

A arte do Pedro - 6o ano

A arte da Amélia - 6o ano

A arte da Drielly - 8o ano

A arte da Larissa - 8o ano

A arte da Mariane - 8o ano

Primeira visita! (Parte 1)

Na tarde de 19 de novembro, em mais um momento de ações patrimoniais, recebemos a visita de uma restauradora ouropretana!

Como nosso blog se propõe (também!) a falar de patrimônio, resolvemos apresentar uma profissional da área para os alunos! Ela mostrou uma porção de materiais que podem ser usados em uma atividade de restauração: trinchas, pinceis, instrumentos odontológicos, lupa e equipamentos de proteção individual. Todos puderam ver e tocar os objetos apresentados!

Além de aprender sobre restauração, conheceram uma restauradora... Aprendizado: como os próprios alunos disseram ser importante lá atrás, em nossa rede de afetos!


Ainda na primeira tarde


Depois de nossas andanças por Lavras Novas, quando retornamos à escola e fomos desenhar, tirei algumas fotos dos alunos! Como estavam atentos à elaboração de seus desenhos e frases! Comprometidos mesmo em desenhar algo belo e bacana para as nossas postagens!


Parte do grupo trabalhando seriamente em seus desenhos!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A foto do Pedro

Não tinha visto que o Pedro havia tirado essa foto. Somente em casa, trabalhando no blog, a descobri entre as centenas de outras tiradas naquela tarde. Sei que foi o Pedro pelo lugar no qual ele estava sentado e porque o vi brincando com a câmera. As mãos são minhas. O olhar, de fotógrafo nato, é todo dele!

Minhas mãos no olhar do Pedro - 6o ano

Terminando o primeiro dia...


Depois de nossas andanças, voltamos para a escola naquela tarde  quase chuvosa de 10 de novembro. Lá, falamos sobre o passeio e “quebramos a cabeça” definindo, conjuntamente, o nome do blog! Em seguida, fomos todos desenhar! Desenhamos o mesmo tema de nossas fotografias: o que é importante para nós. Alguns alunos também escreveram frases bacaninhas sobre Lavras Novas!

Curioso pra ver o resultado?! 

Tá aqui ó:

Letícia - 7o ano

Ricardo - 6o ano

Augusto - 7o ano

Joanna - 7o ano

Tamiris - 8o ano

Mariane - 8o ano

Tamiris - 8o ano

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O olhar da Mariane


Mariane fotografou. Fotografou cachorro, cavalo, planta e florzinha. Fotografou gente e casinha. Tudo importava para ela. Tudo foi bem registrado. Atenta, séria, comprometida! Só não sabia que, de cada foto, viria olhar poético e poesia!

Foto tirada (poeticamente) pela Mariane - 8o ano

Dos nossos afetos

 
É verdade que também nos divertimos bastante em nossa primeira tarde de ações patrimoniais. Rimos, conversamos, brincamos! Nos conhecemos melhor, nos gostamos um pouco mais!...


Nayara e Letícia - 8o e 7o ano


Tamiris e Mariane - 8o ano


Mariane e Joanna - 8o e 7o ano
Tamiris - 8o ano

Parte do nosso grupo

Do que importa

Em nossa primeira tarde de ações patrimoniais, saímos caminhando pelo distrito. Nosso objetivo era tentar percebê-lo de maneira diferente, mais sensorial, mais afetiva. Pedi aos alunos que fotografassem aquilo que consideram importante para eles. Ah, que olhares sensíveis, ternos!



Calçamento - Foto tirada pela Joanna - 7o ano
Senhorinha - Foto tirada pela Joanna - 7o ano

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres - Foto tirada pela Tamiris - 8o ano


Placa com aviso muito importante - Foto tirada pela Mariane - 8o ano
Casas de Lavras Novas - Foto tirada pela Mariane - 8o ano
Detalhe incrível - Quem será que tirou?
Senhorinha - Quem será que tirou?
O jardim da nossa escola - Foto tirada pela Mariane - 8o ano
Joanna fotografando a árvore, enquanto a Tamiris observa / Foto tirada pela Mariane - 8o ano

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

E mais uma flor!

Que bom que vocês, alunos, estão chegando! Fico feliz por ver que estão seguindo o blog e, mais que isso, trocando afetos, se interessando por coisas novas! 

Pâmela, seja bem vinda! Posto, de presente para você, uma foto do nosso primeiro dia de ação patrimonial. Nela, meus dedos, os da Tamiris e os da Mariane formam uma estrela – nosso desejo de brilhar!

Foto tirada pelo Octávio - 8o ano

Rede

Na tarde de 10 de novembro de 2010, realizamos nossas primeiras ações patrimoniais em Lavras Novas. Logo de início fizemos a clássica dinâmica com o rolo de barbantes, para tentar visualizar melhor nossa rede, nossas intenções e relações. A pergunta que detonou a brincadeira foi: “O que você espera dessas ações que faremos a partir de agora?” E as respostas foram mesmo lindas... Aprendizado, amizade, união, afeto... Palavras e desejos belos, como eles...

Uma flor!

Que legal! 

Agora já temos uma aluna da escola de Lavras Novas seguindo o blog! Seja bem vinda, Tamiris! Espero que este seja mais um espaço no qual você possa ser feliz! Participe, comente, aprenda, ensine... 

O blog é seu e “você é 10”!

E... Atendendo ao seu pedido, fotos nossas! (Ai, que vergonha!)

Eu e Tamiris em foto da Mariane - 8o ano

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um desenho de presente!


Em nossas aulas-oficina sobre cidadania, eu, professora-de-primeira-viagem, ganhei um “presente”! O desenho da Drielly! É como eu falei: laços de afeto realmente acontecem aqui!...

Drielly - 8o ano

Quando a cidadania levou à diversidade

Conversando sobre cidadania, acabamos falando também sobre diversidade. (Na verdade, sempre se fala sobre diversidade, ainda que não se perceba exatamente isso!)

Os meus alunos dizem que as crianças têm mesmo direitos especiais – brincar, ser amado, ter uma família – mas o que eles constataram é que, na verdade, todos temos direitos especiais, porque somos especiais.

Notei, no entanto, dois desenhos que me chamaram a atenção. Pedi a eles que desenhassem algo sobre cidadania que fosse importante para eles naquele momento. E o desenho da Fabíolla e do Pedro estão aqui, atentando para a importância da igualdade de direitos, para o respeito à diversidade!

Fabíolla - 9o ano
Pedro - 6o ano

domingo, 14 de novembro de 2010

E a cidadania?


A cidadania tem tudo a ver com a nossa proposta!

Realizamos algumas aulas-oficina sobre o tema em função da proximidade da 3ª Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto, da qual a escola vai participar. Nesses encontros, tentamos compreender melhor o assunto e relacionamos, especialmente, cidadania aos direitos das crianças. Nessas conversas, os alunos se envolveram bastante, falando, citando exemplos, fazendo perguntas, rindo, sorrindo...

Em seguida, se expressaram, atráves de desenhos, enfatizando aquilo que consideraram mais importante em relação à cidadania.

Vejam alguns desenhos!

(E notem como esses meninos-patrimônio são sensíveis!...)



Joanna - 7o ano
Taciane - 8o ano
Giovana - 7o ano
Mariane - 8o ano

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A quem pertence

Ademar. Alexandre. Alice. Aline. Amélia. Ângelo Gabriel. Augusto. Arthur. Bruna. Camila. Dalvan. Daniel. Daniela Aline. Daniela Marins. David. Drielly. Edilaine. Eduardo. Fabíolla. Felipe. Gean. Giovana. Guilherme. Jardel. Jefferson. Joanna. Juliana de Azevedo. Juliana Fernandes.  Júnio. Karolina. Larissa. Letícia. Lissandra. Mariane. Michele. Milene. Nayara Camilo. Nayara da Mata. Octávio. Pâmela. Patrícia. Paula. Paulo. Pedro Henrique. Pedro Maurício. Raphael. Ricardo. Samuel Lucas. Samuel Victor. Serafim. Taciane. Tamiris. Vítor. Vitória. O blog é deles. E o patrimônio cultural de Lavras Novas também!

Breve história do blog


O blog "Lavras Novas: nosso patrimônio" surgiu de um desejo e de uma necessidade.

É uma necessidade por ser o trabalho final do curso de aperfeiçoamento "Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade: práticas de memória e patrimônio numa perspectiva interdisciplinar", promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, do qual eu, a professora de História da Escola Municipal de Lavras Novas, sou aluna.

Também é a colocação em prática do desejo de estar mais perto dos alunos, de entender seus jeitinhos, suas histórias, suas expectativas. É o desejo de lhes proporcionar algo novo, importante, de estar perto deles e do que é deles, seu patrimônio...

Caros leitores, sejam bem vindos e partilhem conosco! Laços de afeto e troca acontecem aqui!