sábado, 26 de fevereiro de 2011

Blog de parede

Considerando o fato de que muitos de meus alunos ainda não possuem acesso à internet, resolvemos criar um “blog de parede”!

Nosso novo objetivo, a partir de agora, é criar e atualizar um “mural” com parte das informações existentes no blog, possibilitando que todos conheçam o seu conteúdo e aprendam mais e mais com ele!

Com isso, na tarde de 25 de fevereiro nos reunimos novamente na escola para criar! Cada grupo ficou responsável por uma tarefa: escrever o nome do link, o nome do projeto, decorar as páginas que seriam coladas na parede...

Parte do grupo criando o blog de parede!

Parte do grupo criando o blog de parede!

Joanna e sua arte quase pronta!

Tamiris enfeitando parte das postagens!

Aproveitamos o momento para ouvir música clássica – novidade para alguns dos participantes... Ouvimos a Sinfonia n. 41, “Júpiter”, de Mozart...

Depois de tudo pronto, fomos até o mural onde foi instalado nosso blog de parede e o montamos com uma estrutura similar à do blog da internet!

Começando a colar o blog na parede!

Parte do grupo trabalhando!

Drielly atrás de um dos textos!

O blog de parede quase pronto...
Para inaugurar o blog de parede, trouxe os textos “Minha escola e eu”, produzidos no início do ano letivo pelos alunos do 6º ao 9º ano! Acredito que todos vão gostar de ler as redações uns dos outros e isso proporcionará muitos momentos de conversas, reflexão e sorrisos entre o grupo!

Texto da Bruna (9o ano)

Texto da Mariane (9o ano)

Todo o processo foi bacana e, assim, ocupamos mais um espacinho da escola, transformando-o em um ponto de encontro,  conhecimento e informação!

Ao final, o espaço foi visitado, visto e admirado por todos! Uma boniteza isso da escola ser um espaço todo nosso!!!

O blog de parede em sua primeira versão!

Parte do grupo: Amélia, Paulo Henrique, eu, Tamiris e Daniela

Girley, nosso diretor, Tamiris e Paulo Henrique lendo o blog de parede!

Girley, Tamiris, Mariane, Vitória, Daniela e Joanna lendo o blog de parede!

Meus alunos e eu
dedicamos nossa tarde de ações
à memória de minha amada avó,
 Elodia de Luca Honse.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fazendo graça!

Nas nossas tardes de encontros, falamos sobre patrimônio, sobre o que nos importa, fazemos arte e... graça!

Os alunos geralmente fazem alguma baguncinha, muito barulho e todos sempre riem bastante!

No dia 18, claro, não foi diferente! Confiram em algumas fotos!

Pedro e Ricardo fazendo cara de malvados...
Paulo Henrique fazendo... graça!

Pedro, Ricardo e Paulo Henrique se amotinando contra mim!

Paulo Henrique tentando fazer cara de malvado!!!
Parte do grupo na hora de ir embora: Pedro, Paulo Henrique, Ricardo, Tamiris, Daniela, Mariane, Drielly e Amélia

Mas é bom lembrar que há, sempre, momentos de afeto, de ternura...

Ricardo dando um "oizinho" enquanto Pedro desenha

Carolina e eu

Amélia e Tamiris

Parte do grupo: Amélia, Daniela, eu, Paulo Henrique, Tamiris, Drielly



"Bichos tipográficos": releituras


Na tarde de 18 de fevereiro, nos reunimos na escola para “passear” através de um livro, o “Bichos tipográficos”, cedido gentilmente por seu autor, o poeta Guilherme Mansur.

Primeiro, analisamos cada página, descobrindo bichos em forma de palavras, palavras em forma de bichos. Foi bacana e ficamos todos animados com cada animalzinho que ia surgindo das letras!


Tamiris conhecendo os "Bichos tipográficos"!

Em seguida, propus que fizéssemos uma releitura da obra, misturando coisas e palavras num só desenho! Papel colorido, lápis, canetinha e giz de cera nos fizeram companhia!

 Parte da turma se divertindo!

Parte da turma se divertindo! Ao fundo, o ex-aluno Pedro, que nos fez uma visitinha!

Carolina fazendo arte (6o ano)

Giovanna fazendo arte (8o ano)

O exercício foi importante, pois nos descobrimos capazes de fazer nossa própria arte! Aliamos criatividade com vontade e o resultado foi genial!

Arte da Daniela (9o ano)

Arte da Mariane (9o ano)

Arte do Paulo Henrique (6o ano)

Arte da Mariane (9o ano)

Arte da Mariane (9o ano)

Arte da Giovanna (8o ano)

Arte do Ricardo (7o ano)

Arte do Pedro (7o ano)

Arte da Drielly (9o ano)
Arte do Pedro (7o ano)

Arte da Amélia (7o ano) e da Tamiris (9o ano)

Arte da Daniela (9o ano)

Arte da Tamiris (9o ano)
 
Arte da Amélia (7o ano)

Arte da Daniela (9o ano)


Arte do Paulo Henrique (6o ano)














Para terminar, hora do sorteio de um exemplar do “Bichos tipográficos”!!! A Daniela, do 9º ano, foi a contemplada! Ficou feliz da vida!

Daniela e seus "Bichos tipográficos"!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Minha escola e eu - Eu


Minha escola e eu: minha vez de escrever

Sou professora substituta da Escola Municipal de Lavras Novas desde outubro de 2010. Dou aulas de História para alunos do 6º ao 9º ano.

É um sonho que realizo... Uma experiência profissional importante e, bem sei, única...

Foi fácil fazer amizade com meus alunos... São todos muito lindos, educados, engraçados, pessoinhas bacanas de conhecer e admirar! O tempo todo olho para eles com ternura, com um carinho sem fim, com vontade de tê-los sempre por perto...

E, claro, nossas aulas de História são pura diversão! (Dizem por aí que sou uma professora “louquinha” e “divertida”!) Rimos muito enquanto aprendemos! Mas uma coisa eu já sei: eles realmente estão aprendendo!!! Percebo isso não só pelas notas, que vão aumentando a cada bimestre, mas pela atenção e curiosidade que têm quando estou explicando algo, pelos comentários que fazem durante as aulas, pelo deveres de casa tão bem feitinhos,!

E foi com eles que pude concretizar um plano, na verdade, um “projeto de educação patrimonial”. Juntos, somos autores das ações do Lavras Novas: nosso patrimônio. Nas tardes que passamos juntos, aprendemos bastante, nos conhecemos ainda mais, nos gostamos de uma forma pura e bonita!...

Há cerca de quatro meses convivo com essa meninada! Há quatro meses meu olhar se dirige a eles de forma agradecida por estarem me proporcionando a oportunidade de estar por perto... Tudo tem sido tão intenso nessa minha relação com eles!... Fim de ano letivo, início de ano letivo, projeto, blog, afetos, amores...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Minha escola e eu (9º ano)


Texto da Bruninha:

Minha escola e eu...

Olá, galera! Sou Bruna, mas pode falar Bruninha: eu adorooo...

Estudo na Escola Municipal de Lavras Novas. Cheguei nesta escola na metade do ano de 2008, na 5ª série, e fiquei um pouco perdida, porque onde eu estudava o conteúdo era um pouco diferente, mas eu consegui, com a ajuda de uma amiga. Hoje estou no meu último ano nesta escola, estou no 9º ano, vou me formar e estudarei em Ouro Preto.

A minha relação com a escola é bem variada, porque tem dia que eu não estou de bem com nada, mas a maioria das vezes estou super alegre.

Adoro ajudar quem eu posso, tirar notas bem acima da média...

Ahhh!...

Tem o diretor: eu adoro ele, pois é divertido. Ele se chama Girley, super esforçado, pelo menos na minha opinião.

Os professores, cada um tem o seu jeito. As serventes também. Os meus amigos: ah, nem se fala... Somos todas e todos um pouco LOUQUINHOS, igual à professora de História, Elodia.

Bom, chega de falar... Você que está lendo deve me achar uma menina bem chata, né?

(Bruninha, aposto que ninguém vai te achar uma menina chata!!!)

Texto da Daniela:

Um dia na minha escola

Eu acordo bem cedinho, tomo meu café, visto meu uniforme e lá vou eu para a escola.

Chegando lá, me enturmo com uma galera e começa o assunto do dia. Logo na primeira aula, animaçãooo do professor, claro, pois eu ainda estou com sono, mas, ao passar das horas, começo a me animar! Quando estou na escola é só mil maravilhas, pois estou perto de quem mais gosto: amigos, colegas, professores, parentes ou o que quer que seja!

9:30: trimm! Bateu o sinal: hora da merenda, a parte que eu mais gosto, pois as serventes têm mãos de fada!

O que será hoje? Hummm... Delícia! Macarronada – adoro! Todos se servem e se juntam para a conversa, mas algo não esperado aconteceu: bateu o sinal! “Mas já?” Que pena...

4º horário é só alegria com a professora Elodia, aprendizado e diversão! Hoooo, as horas passaram rápido, né? Lá vamos nós para o último horário: Matemática. Ninguém merece... As horas passam devagar. Tic, tac, tic, tac: soa o relógio e a hora não passa, o sono voltou. Trimmm! Graça a Deus, o sinal soou, vou embora para casa, onde minha mãe me espera com uma bela comida.

Mais tarde eu faço o meu dever, vejo TV, janto e durmo para outro dia na escola...

Buááá... Que sonooo!!!
Boa noite!

Texto da Drielly:

Minha escola e eu

Tudo começou quando eu tinha seis anos. De lá para cá, muita coisa mudou.

Com isso, eu ganhei novos amigos, estudei bastante e formei a 4ª série e passei a estudar de manhã. Tive novos professores, ganhei novos amigos, mas não esqueci todos os antigos, pois a amizade é algo que nunca podemos esquecer.

Finalmente, passei para a 7ª série, mas teve um porém: eu não passei... A maioria, todos os meus amigos, passaram. Nossa, eu ia estudar com uma turma nova...

Mas, no fim, eu me acostumei com esta ideia, aí foi só curtir. Já no fim do ano eu passei e, dois anos depois, eu já estou no 9º ano ou 8ª série e estou doida para me formar.

Pena que vou me separar dos meus amigos e desta escola... E desta professora de História louquinha!

Texto da Karolina:

Eu e a minha escola

Eu quero falar um pouco sobre mim. Durante todos esses anos de estudo, eu pude parar e pensar um pouco mais sobre mim e a minha escola.

Existiam momentos em que a escola, para mim, era uma das últimas coisas que mais queria na minha vida, mas hoje eu penso totalmente diferente, pois eu realmente me dei conta de que a escola é um lugar muito importante, onde todos nós temos que estar e passar por ela, pois é estudando que eu vou ter um futuro melhor.

E na escola eu tenho muitos amigos e amigas e o mais legal nisso é saber que, na hora do recreio ou na sala de aula, eu tenho alguém para conversar.

Antes eu também tinha vergonha de perguntar sobre qualquer dúvida que eu tinha, ou seja, eu deixava a vergonha tomar conta de mim, mas hoje não. Hoje eu quero, eu vou, e eu posso mudar.

Eu adoro a aula de HISTÓRIA, e a professora Elodia, pois eu acho ela muito legal e divertida.

Texto da Larissa:

Minha escola e eu

Eu gosto muito da minha escola, meu relacionamento com a minha escola é ótimo. Tudo que precisar, que estiver ao meu alcance, estou aqui.

Apesar de já estar no 9º ano, ano que vem estou saindo daqui, se Deus quiser. Mas neste ano pretendo sair daqui sem recuperação, sem notas vermelhas e etc. Também quero prestar mais atenção à aula: hora de brincar, brinco; e hora de estudar, estudo.

Ano que vem tenho que tentar IFMG, né? Então, para isso, tenho que sair daqui, porque aqui na nossa escola não tem nem 1º, 2º, 3º ano - mas seria bom se tivesse... Nunca tomei bomba nesta escola, espero sair daqui para os novos alunos que vêm aí seguirem o mesmo caminho que a gente.

Texto da Mariane:

Minha escola

Minha escola é uma escola boa às vezes, pois muitas vezes eu acho chato vir à escola, mas muitas vezes acho legal e divertido e eu aprendo muita coisa nova.

Existem momentos divertidos na escola, mas, em alguns momentos, devemos deixar o divertimento de lado e prestar atenção. Uma parte que eu gosto muito na escola é a hora do intervalo, pois encontro com meus amigos das outras salas e é o tempo de conversar, pois, na escola, a cada minuto que passa você tem que se concentrar mais.

Eu, como aluna, e os outros alunos temos como dever cuidar e conservar a nossa escola limpa, mas muitas vezes nós mesmos a deixamos suja e mal conservada. A nossa escola é um lugar que devemos cuidar da melhor forma, pois, quando saírmos, vão entrar outros alunos nos nossos lugares.

Nós devemos fazer como se a escola fosse a nossa casa, por isso que no meu relacionamento com a escola eu me esforço para ser da melhor maneira que se deve cuidar, pois a nossa escola, às vezes, tem muitas coisas que a gente não vê.

Eu me esforço para que o meu relacionamento com a escola seja ótimo e que, a cada dia, eu aprenda mais a gostar da escola e de estudar!

Escola, um bem precioso
para todos os alunos
que têm interesse de estudar
e aprender.

(Aceito postar no blog, pois sei que é o blog que nós criamos juntos e toda escola se empenhou para fazer.)

Texto da Nayara:

Minha escola e eu...

Eu me relaciono muito com a minha escola, estou estudando aqui há 10 anos e 8 meses, eu gosto muito dela...

Às vezes, eu entro de férias, mas fico louca para voltar para a escola, comprar os materiais e voltar...

Aqui é um lugar onde eu me divirto, converso com os meus amigos, mas também presto muita atenção. Gosto muito dos professores, serventes da escola, me relaciono bem com eles.

A minha escola podia ter 1º, 2º, 3º ano para eu me formar aqui. Eu não queria sair daqui, mas como tenho que fazer universidade, seguir a minha vida, fazer o quê, né?

Esse ano, eu me formo, estou no 9º ano do Ensino Fundamental e vou sair daqui com 14 anos. Nunca tomei bomba, graças a Deus...

Essa foi a minha história. Espero que essa escola continue sempre boa, que os alunos passem, formem, e, para os novatos que estão chegando agora, espero que sigam o mesmo caminho que segui...

Ah, esqueci de falar: esta escola tem muitas pessoas bonitas, legais...

Texto do Paulo:

Minha escola e eu!!!

Na minha escola, muitas vezes, eu até gosto de vir, mas algumas vezes eu nem ligo pra nada. Mas sempre a minha mãe está pegando no meu pé: ela fala para eu prestar atenção, sempre respeitar os professores. Muitas vezes eu dou uma deslizada e acabo respondendo, mas é resposta leve, só de boa, e depois acaba tudo bem.

Na escola, muitas vezes, na hora da explicação do professor eu até presto atenção, mas na hora da prova parece que me dá um branco. Em casa eu também estudo. Em algumas vezes eu até me saio bem.

Texto da Tamiris

Eu e minha escola

Eu gosto muito de ir à escola, pois ela é muito agradável, mas, às vezes, é muito ruim: tem hora que eu penso que ela nem precisava existir.

Mas, às vezes, ir para a escola é tão bom, principalmente naquele dia em que você está triste ou não está se sentindo muito bem.

Aí você vem para a escola, encontra os amigos e tudo fica bem ou, às vezes, piora.

Eu, na escola, gosto de conversar com todo mundo, brincar com todo mundo, porque na escola eu me sinto muito bem.

Quando estou na escola parece que estou longe das coisas ruins, das maldades, de tudo, pois dentro da escola eu me sinto protegida.

Esse é o meu último ano nessa escola. Eu vou sentir muita saudade e sei que também deixarei saudade. Mas fico muito feliz, pois na escola eu aprendi a ser feliz e que eu posso ser o que eu quiser: basta eu lutar pelos meus objetivos!

Eu posso, eu quero!

Ah, eu esqueci de colocar que, na escola, eu fiz amigos inesquecíveis. Conheci uma professora super legal, dedicada e muito amiga e muito engraçada! kkk Gosto muito dela, pois, com ela, eu aprendi muitas coisas. Essa professora é a Elodia.

Eu e minha escola vivemos em harmonia!

Texto de um aluno que não quis que colocasse o nominho dele aqui:

Minha escola e eu!!!

Minha escola é a Escola de Lavras Novas. Eu estudo nela desde o primeiro período. Neste ano, eu formo o Ensino Fundamental completo. Foi aqui na minha escola que eu aprendi a escrever, ler e muitas outras coisas.

Minha escola é o lugar onde eu vejo meus amigos, compartilho as amizades e brinco com muita gente boa. Eu converso com muita gente, mas tem gente com quem eu não gosto de conversar.

Eu venho quase todos os dias à escola, mas não gosto muito de estudar, mas me esforço para passar e tirar notas boas. Na escola tem tudo de bom.

Minha escola e eu (8º ano)

Poema do Ângelo Gabriel:

Minha escola e eu

Vou falar para você uma coisa normal
A minha escola é muito legal
Sem falar das serventes que são muito gente boa
E as professoras que ficam na boa

Eu sou um menino bom
Eu, às vezes, faço bagunça
Se eu ficar brincando muito
O diretor me expulsa!

Apesar de tudo, eu gosto da minha escola
Não tenho nada para falar
Porque sem ela não ia ter lugar
Para eu estudar

(Eu autorizo e quando ver ele no blog / eu vou dar um sorriso!)

Texto do Augusto:

Minha escola e eu

Minha escola tem um refeitório, tem bebedouro para beber água, tem até o que eu menos esperava! Minha escola tem crianças, jovens e adolescentes. Nós temos parquinho e salas excelentes.

Texto do Jardel:

Minha escola e eu

Minha escola fica em Lavras Novas e tem um portão vermelho. A escola é azul e a sala em que estudo é verde e bege. Gosto dela, passo nas matérias e me divirto na Educação Física.

Eu sou quieto, simpático e moro em Lavras Novas. Também moro perto das cachoeiras, tenho vários amigos, professores e uma irmã que tem cinco anos.

Texto da Joanna:

Minha escola e eu

Eu e a minha escola somos assim: o nosso dia-a-dia é totalmente diferente. O meu é estudar e o da escola é receber alunos e professores.

Estudar é um dever de todas as pessoas porque sem o estudo não conseguimos nada.

A escola recebe os professores. Os professores nos ajudam, nos ensinam.

Para a gente ter uma escola bonita, limpinha nós temos que preservá-la, cuidar bem dela.

Essa é a minha rotina e a da escola.

Texto do Júnio:

Eu gosto da escola em que eu estudo. Ela me mostra o que é certo e o que é errado, o que devo ou não fazer, me mostra o que tenho que aprender.

Estudo, esporte, leituras e escrita. No campeonato de futsal da região uma escola será a favorita. Ciências, Religião, História e Matemática: tudo tenho que resolver nos cultos da Escolástica!

Poema do Serafim:

Minha escola e eu

Estávamos numa escola onde
Tudo era quebrado
Nós juntamos forças e
Arrumamos o telhado

Mas ainda tínhamos um problema
As mesas estavam quebradas
Compramos mesas novas
E queimamos as quebradas

Mas eu deixo um recado:
Nossa vida na escola mudou
Temos salas e meses
E excelentes professoras

(Só para esclarecer: as antigas mesas, substituídas, agora mobiliam nosso salão! Só foram queimadas aqui no poema do Serafim, para ele garantir uma rima!)

Texto da Vitória:

Minha escola e eu

Eu e a minha escola estamos juntas há 11 anos, desde o 1º período ao 8º ano. Deste tempo para cá, a escola teve bastante modificação, mudanças de diretor(a), mudanças de professores(as), as pinturas na escola e construíram salas de computação.

Ah, eu acabei de chegar de férias. Confesso que estava com um pouquinho de saudades!