terça-feira, 30 de agosto de 2011

5000!


Costumo comentar que é impossível avaliar nosso projeto de educação patrimonial somente a partir do desempenho do blog! Acredito que esse resultado é muito subjetivo para ser medido, classificado, quantificado... Como inserir numa tabela afeto e aprendizado? Acho difícil...

Mas, por outro lado, hoje é um dia especial! Completamos 5000 acessos no blog e isso nos garante momentos de muito sorriso e alegria lá na escola! Muitos momentos de “uau”!...

Meus alunos, às vezes, comentam que este é um projeto tão pequenino, de estudantes de um distrito... E se surpreendem, ao mesmo tempo, com a força e a importância que ele tem ganhado a cada dia... Quando percebem que ele tem sido seguido por gente de fora parece que tudo se torna ainda mais gratificante... E quando digo “gente de fora” me refiro à gente de todo planeta mesmo! Além do Brasil, temos muitos acessos nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, em Portugal! E também da China, Índia e até em Cingapura! (Uma verdadeira aula de Geografia!)

Este post, então, é para agradecer a cada leitor que vem aqui, que nos acompanha, que garante que meus alunos tenham momentos especiais também pela internet, que sintam orgulho de si mesmos por participarem de um “projetinho tão grande”!

Obrigada!...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje a escola parou!!!


Hoje nossa escola parou quando recebemos alguns exemplares do jornal “O Liberal”, que trazia uma nota sobre o Projeto de Educação Patrimonial “Lavras Novas: nosso patrimônio”!

Que algazarra, que alegria, quanto sorriso!!! Passei nas salas contando e foi uma agitação só! Todo mundo querendo ver se saiu na foto do jornal!!! Um momento diferente para todos nós, bem especial!...

Para ver a nota sobre nosso projeto, é só buscar a edição semanal do jornal, de número 960! E em breve ela estará aqui também!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Um olhar muito importante!


Há alguns dias, a professora de Português de nossa escola pediu aos alunos do 9º ano que elaborassem uma redação sobre suas vidas enquanto adolescentes. Tamiris, uma de nossas alunas, fez a atividade mas, palavras dela: o texto não rolou!!! Daí, ela teve uma ideia: escrever sobre o nosso projeto! Com a redação pronta, ela resolveu me mostrar! Li, me encantei e pedi: Posso postar no blog?

Eis a redação!

O Projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio” tem como propósito nos ajudar a nos conhecer melhor, aos nossos colegas e, com isso, a nossa sociedade.

É um tema amplamente discutido, pois falamos sobre sociedade, cidadania e respeito para com os outros e com a natureza.

Cada nova ação realizada é uma grande novidade! Aprendemos muito não só sobre patrimônio, mas sobre nós e sobre as pessoas que estão à nossa volta.

Vemos que somos iguais mas todos temos as nossas diferenças. Cada um tem um olhar mais brilhante que o outro! Com o passar do tempo, isso vai se aprimorando, ou seja, as pessoas mudam e vão se tornando donas de suas próprias escolhas e mostrando, cada vez mais, a sua forma de olhar e ver o mundo.

Por todos esses aspectos, o Projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio” nos proporciona ótimos momentos e um aprendizado essencial, que irá refletir no nosso futuro e nos tornar pessoas melhores, transformando também o mundo em um lugar melhor para se viver!

Nossa!... Que texto importante para o projeto e para mim! É o olhar de uma aluna registrado de forma espontânea, verdadeira e terna! E é essa boniteza toda que ela escreveu, esse seu afeto que nos fazem comprovar: seguimos no caminho certo!

Obrigada, Tamiris! Obrigada!...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais fotos!


Costumamos tirar mais de 100 fotos a cada ação em Lavras Novas! Aqui no blog, porém, só uma parte delas acaba sendo divulgada... Como temos muitas fotos bonitas e que revelam ainda mais sobre o distrito, sobre nosso projeto, nossos olhares e afetos, agora parte delas estará acessível no Flickr!

O endereço é o seguinte:


Boa parte das nossas fotos já está disponível!

Outra novidade: todas as fotos postadas aqui no blog também já podem ser acessadas em nossa página do Picasa:



Fotos bonitas dos alunos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paisagens imaginárias

Há alguns meses, enquanto organizávamos a biblioteca da escola, encontramos vários exemplares do livro “Paisagem imaginária de Minas”, que propõe uma releitura educativa da tela homônima de Guignard, executada em 1947.

E como o principal objetivo pedagógico da escola é incentivar os alunos a lerem, escreverem e interpretarem melhor, convidei-os, então, a explorarem esse livro em nosso projeto!

Cada participante recebeu um exemplar do livro e, debaixo de nossa árvore, observamos atentamente a reprodução da tela!

Amélia e a reprodução da tela "Paisagem imaginária de Minas"

Em seguida, fomos conhecendo as páginas e as atividades a serem feitas. Realizamos algumas delas, enquanto outras ficaram reservadas para quem quisesse continuar a brincadeira depois, em casa!

Sinais da presença do homem, pela Amélia

Sinais da presença do homem, pela Mariane
Ricardo desenhando montanhas com os olhos fechados
Montanhas do Arthur
Foi bastante divertido! A meninada falou sobre a pintura, escreveu, desenhou, reinterpretou partes da tela, percebeu detalhes não vistos anteriormente!

À medida que íamos avançando nas atividades, comentava sobre a importância desse tipo de exercício, já que ele nos possibilita aprender a ver para além de um rápido olhar, a compreender melhor o que nos rodeia.

Os alunos, os livros e o sol

As flores da Larissa e da Vitória
Sinais da presença do homem, pelo Arthur
  
E esse nosso olhar, mais centrado, acabou se direcionando para a paisagem ao nosso redor - uma paisagem digna de pintura! Foi então que cada participante terminou a primeira ação patrimonial de agosto com sua releitura da tela de Guignard, porém direcionada para Lavras Novas! O resultado, várias paisagens imaginárias de distrito, ficou lindo!!!


Paisagem imaginária de Lavras Novas, pela Vitória

Paisagem imaginária de Lavras Novas, pelo Augusto

Paisagem imaginária de Lavras Novas, pela Mariane
Paisagem imaginária de Lavras Novas, pela Amélia

Finalizando, quando perguntei sobre o que havíamos aprendido nesta tarde de sol, recebi muitas respostas: aprendemos mais sobre Guignard, sobre sua obra e suas pinturas; desenvolvemos nossas habilidades de conversação, interpretação, desenho e criatividade; e, por fim, continuamos aprendendo a olhar direitinho o que importa ao nosso redor!

E terminei provocando: “Perceberam que, de certa forma, demos conta de ler um livro inteiro nesta tarde?!” E recebi, em resposta, sorrisos e carinhas de susto e satisfação! Nada melhor para recomeçar com tudo o nosso projeto!!!

O grupo


Foto bonita da Mariane

Agradeço ao Carlinhos que, generosamente, me levou à Lavras Novas! Sem ele, esta ação não teria acontecido!