terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uma bonitinha!

Carol é uma de minhas alunas do 6º ano e só participou de uma ação do projeto até hoje... Sempre que chego a Lavras Novas e a encontro, já vou logo perguntando: Hoje você vai poder participar, bonitinha? E ela sempre responde que vai, mas, na hora H, desaparece, toda tímida!

No entanto, ela descobriu uma maneira toda dela de fazer parte do nosso projeto! Faz desenhos lindos e me entrega, dizendo: É pra colocar no blog!
 
Seguem, então, dois deles!



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Amarantina: nosso patrimônio

Há alguns dias, perguntei aos meus alunos: Quais distritos ouro-pretanos vocês conhecem? E descobri que a maioria ainda não conhece nenhum deles... Pensando em diminuir essas distâncias, convidei o senhor Natalino Madalena Filho, autor do livro “Amarantina conta a sua história”, para falar um pouco do seu distrito.

Na tarde de ontem, então, nos reunimos na pracinha em frente à nossa igreja matriz para ouvir histórias sobre Amarantina. Aos poucos, meus alunos foram chegando e, quando notei, a pracinha estava cheia!

O senhor Natal, como gosta de ser chamado, nos informou sobre a fundação do local, sobre pessoas que se destacaram ao longo dos tempos, sobre as bandas de música, os times de futebol, a cavalhada, as festas típicas, as construções, sobre a antiga cultura do alho...

Nosso grupo ouvindo o senhor Natal!
Nosso grupo!
Nosso grupo, nossa ação, nossa igreja...
Também nos mostrou três de suas pastas “arquivos”. Nelas, ele guarda todo tipo de informação sobre Amarantina: fotos, artigos de jornais, mapas, textos...

Gustavo, Nayara e Augusto observando uma das pastas!
Tacyane, Letícia, Amélia e Lívia com uma das pastas do senhor Natal!
O grupo e as pastas do senhor Natal!
Então, foi a nossa vez de contar a ele um pouco da história do nosso distrito. Meio tímidos, meus alunos foram respondendo às perguntas que eu fazia sobre Lavras Novas e pude perceber o quanto aprenderam sobre o distrito de uns tempos pra cá!

Em seguida, Senhor Natal nos fez uma adorável surpresa: distribuiu cópias de um texto sobre a história de Lavras Novas para todos! Agora, todos podem aprender ainda mais sobre nosso distrito!

Parte do grupo com os textos sobre Lavras Novas!
Pra terminar, foram sorteados dois exemplares do livro do senhor Natal: Cecília e Vitória foram as sortudas da vez!!!

Perguntei, então, para os meus alunos se, em Lavras Novas, existia um morador que, assim como o senhor Natal, arquivasse informações importantes sobre o distrito e se interessasse em registrar a história local. Como eles me disseram que não, sugeri: Que tal se nosso grupo seguisse o exemplo do senhor Natalino e começasse a organizar um material sobre a história daqui? Quem sabe publicamos um livro também? Acho que eles gostaram da ideia!...


Parte do grupo que não se escondeu na hora da última foto!!!

Na hora de nos despedirmos do senhor Natal, muitos abraços de agradecimento pela tarde tão bonita e produtiva que ele nos proporcionou!

Meu abraço!
O abraço da Cecília!
O abraço da Nayara!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1 + 100



Como não resisto às falas desse carinha, seguem as últimas do Ricardo!





No final da aula de ontem, Ricardo resolveu fazer uma pergunta:



Elodia, e se no ano que vem você não puder mais dar aulas pra gente? Como fica o projeto?



Ih, Ricardo, ainda não sei... Tenho pensado muito a respeito disso e acho que, se vocês toparem, mesmo sem dar aulas aqui, seguimos juntos com o projeto. O que você acha?



Acho ótimo! Tem que ser! Não vamos parar com o projeto, não! Não tem como!





E a pergunta de hoje:



Elodia, e nas férias? Como fica o projeto?



Uai, Ricardo... Nas férias a gente para um pouco pra dar uma descansadinha, né?



[Silêncio]



Diante da carinha de descontentamento do Ricardo, corri pra responder:



Ah, já sei! Ao invés de postar os trabalhos bimestrais que vocês fizeram sobre patrimônio agora, deixo pra ir postando em janeiro, assim pelo menos o blog segue ativo! O que você acha?



Ricardo apenas sorriu, fez um "sim" com a cabeça e carinha de satisfação!





------




Já temos 100 seguidores no blog e foi justamente a Lígia, professora de Matemática da escola e muito querida por todos nós, quem nos deu essa alegria!



Valeu, Lígia! Presentão ter você por perto! Beijos nossos!!! 

Vou pedir pra meninada te dar um abraço coletivo: você sairá meio esmagada, mas a experiência será adorável e muito divertida!...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um ano!

Hoje pela manhã, quando fui dar aula para a turma do 9º ano, encontrei a porta da sala fechada... Entrei, meio ressabiada, e ouvi um coro cantando, bem alto e da forma mais entusiasmada possível: Parabéns pra você, nesta data querida... E, vejam só, aconteceu a mesma coisa na sala do 7º ano!!!

O detalhe é que hoje não é meu aniversário! Hoje quem faz aniversário é o projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio”!!! E, pra marcar ainda mais o dia, meus alunos lembraram-se disso!!!

Pode parecer meio clichê, mas parece que foi ontem que iniciamos o projeto! Ainda me lembro do frio que fazia naquela quarta-feira e do meu receio, a caminho de Lavras Novas: E se não for ninguém? Pra piorar minha agonia, quando deu o horário marcado para começarmos, às 14 horas, lá estava eu, sozinha, no corredor da escola... Pronto, tudo havia dado errado... Não veio ninguém!... Mas, para meu mais completo alívio, um a um eles foram chegando... E nossa primeira ação acabou sendo um sucesso!!!

De lá pra cá, já realizamos mais de 20 ações... E me lembro de cada uma delas de uma forma muito especial... A cada encontro, aprendemos mais e mais, nossos laços de afeto se estreitaram (Nossa, como gosto de meus alunos!), nos conhecemos melhor, evoluímos enquanto pessoas... Todos nós...

E não ficamos somente em Lavras Novas! Viemos a Ouro Preto em duas ocasiões: para assistir a um filme da Cineop e para conhecer o Museu da Ciência e da Técnica!

Também fizemos novos parceiros: a Elis, fotógrafa; o Guilherme, poeta; Gilson e cia., do Museu; a Flávia, restauradora...

Com relação ao blog, quanto movimento!!! Contando com esta foram 90 postagens! Já temos 95 seguidores, 270 comentários e quase 7000 visualizações de página! A cada avanço, meus alunos e eu nos impressionamos com o alcance de nossa iniciativa! Esperamos estar inspirando outros grupos!...

De fato, há um ano, eu não seria capaz de imaginar tantos bons resultados... Mas, hoje, vejo que eles existem e isso me deixa muito feliz... Melhor ainda: isso tem feito meus alunos mais felizes!...

Hoje não é meu aniversário! Mas estou tão feliz que é como se fosse!...

E a você, leitor, obrigada!... Nosso afeto, claro, é seu também!...


10.11.2010 - Nossa primeira ação
03.12.2010 - Ação "Objetos relíquia"
08.08.2011 - Ação "Paisagens imaginárias"
05.11.2011 - Nossa participação na Mostra de Preservação Patrimonial

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bons frutos!


A restauradora Flávia Dias, que participou do nosso projeto na última segunda-feira, conversando com meus alunos sobre a intervenção realizada no altar-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, escreveu o texto a seguir contando um pouco da sua experiência ali, com a gente!


Caros alunos de Lavras Novas

É com grande alegria e imensamente emocionada que lhes envio esse pequeno texto.

Voltar àquela igreja me proporcionou um momento único de relembrar o tempo em que estive ali trabalhando, cada procedimento de restauro, as histórias da comunidade, a devoção dos fiéis e o cafezinho do fim de tarde! São tantas boas lembranças que, mesmo tendo trabalhado ali por tão pouco tempo, estabeleci laços afetivos que vão ficar para sempre na minha memória.

Gostaria de dizer o quanto foi importante e prazeroso participar de uma ação do Projeto! Foi uma tarde muito proveitosa, onde pude passar aos alunos um pouco do meu conhecimento, e ao mesmo tempo ser presenteada com histórias de afeto.

Desde que o blog foi inaugurado e divulgado pela professora Elodia, venho acompanhando suas ações e fico encantada ao ver a dedicação e a participação efetiva dos jovens em favor de nosso patrimônio, isso é muito importante!

Agora, relendo as postagens e revendo as fotos, posso identificar cada um de vocês! E a alegria é ainda maior, pois agora posso dizer que também faço parte do Projeto e da história do blog!

Agradeço ao convite da professora, a presença dos alunos, a comunidade de Lavras Novas e aos zeladores da igreja por esta oportunidade única!

E espero que essa ação tenha proporcionado um pouco de conhecimento e que renda bons frutos... Parabéns pelo Projeto!

Abraços fraternos,

Flávia Dias
Conservadora Restauradora

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Novos guardiães!


Sempre comento com meus alunos o seguinte: Cuidamos melhor daquilo que conhecemos e gostamos!

Pensando nisso, convidei a Flávia Dias, uma das profissionais que trabalhou na restauração do altar-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em 2007, para ir ao distrito conversar com meus alunos!

Nossa ação aconteceu no interior da igreja e a restauradora apresentou informações sobre sua profissão, contou como era seu cotidiano de trabalho e quais os principais desafios enfrentados durante a obra. Também relembrou algo que lhe marcou: a devoção religiosa da comunidade lavrasnovense. Até hoje admirada, comentou sobre a frequência com a qual moradores do distrito iam até o Núcleo de Conservação e Restauro da FAOP, no centro de Ouro Preto, para orar diante da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, em processo de restauração. E falou da emoção de estar de volta a um lugar que, para ela, também é cheio de histórias e boas memórias...

Nosso grupo e Flávia
Após sua fala, pedimos que os participantes mostrassem fotos de situações que viveram na igreja. Larissa trouxe duas fotos de seu batizado, Mariane trouxe a foto de sua Primeira Comunhão e Amélia, uma foto de sua participação em uma coroação. Com estas fotos, pudemos comparar o aspecto do altar-mor, antes e depois da restauração, e ouvir histórias sobre momentos importantes vividos ali, na igreja...

O batizado da Larissa!

O batizado da Larissa!

A Primeira Comunhão da Mariane!

Amélia e outros anjinhos na coroação!
Ao final, depois de conferirmos de perto alguns detalhes da restauração, Flávia nos presenteou com cartilhas que contêm mais informações sobre a história da igreja relacionada à importância afetiva que ela tem para os moradores do distrito! E nos propôs um desafio: a partir de agora, cada participante, além de devoto, passa a ser guardião da igreja matriz!

Os alunos aceitaram a missão de observar, conforme consta nas cartilhas, se a igreja não tem goteiras ou infiltrações, se não há raios solares batendo diretamente sobre os altares e imagens, se as pessoas estão manuseando as imagens adequadamente... E foram instruídos a, caso percebam algum problema, avisarem logo ao zelador e à irmandade!

Em certo momento, perguntei a eles: E se a igreja deixasse de existir, como seria? E eles: Nossa, a gente nem consegue imaginar isso... Bem, já sabemos o quanto gostam deste espaço e agora que conhecem um pouco mais sobre ele, temos certeza: a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres acaba de ganhar excelentes guardiães!

Capa da cartilha elaborada especialmente pra gente pela Flávia!!
O conteúdo da cartilha! Para visualizar melhor, basta clicar na imagem!
Nosso grupo observando uns detalhes da restauração!
Nosso grupo e o altar-mor!

Nosso grupo e as cartilhas!! Ao fundo está a Lívia que, junto com a Thati, participou da ação! Bom sinal ter a comunidade por perto!

Agradecemos ao Seu Dormiro, avô da Amélia e zelador da igreja, que a abriu especialmente para nós!

Tchauzinho!!!

Bom momento...


Ontem fizemos mais uma ação do nosso projeto de educação patrimonial em Lavras Novas - daqui a pouquinho, ela será postada aqui no blog!



Estava chuviscando no distrito e, bem antes do horário marcado para começarmos, já encontrei vários de meus alunos sentados perto da igreja – uma gracinha! Enquanto aguardávamos, resolvemos dar um pulinho na casa das nossas amigas, Thati e Lívia, para agradecer pelos imãs que fizeram com tanto capricho para nós!



Entramos, nos aconchegamos e ficamos conversando por um tempinho... Foi um momento de afeto e amizade! Aproveitamos para conversar um pouco mais sobre a Mostra e para ver as novas postagens do blog! Os meninos adoraram... Nessas horas, eu gosto de olhar para cada rostinho à minha volta, perceber seus sorrisos, suas maneiras, seus jeitinhos... Foi um momento bom esse, todos juntos, alegres e em paz!...


Lívia, Ricardo, Ademar, Carol, Cecília, Amélia, Bruninha, Flávia, eu e Arthur C. A foto é da Thati!

Tamiris, Ricardo, Bruninha, Ademar e Amélia vendo os posts sobre a Mostra

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mensagem do Prefeito Angelo Oswaldo!


Apresentamos nosso projeto ao prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, há dois dias, na Mostra de Preservação Patrimonial! Hoje, ele acessou nosso blog e postou o seguinte comentário:

Caros alunos da Escola de Lavras Novas,

Fico muito feliz com o registro do nosso encontro na Tenda da Vale, durante o grande evento sobre educação patrimonial nas escolas de Ouro Preto e Mariana. O blog de Vocês é nota 10.
Lavras Novas brilhou. A idéia do blog é excelente. Trata-se do melhor instrumento para a união e a interação dos alunos. Demonstra o dinamismo das turmas e a vanguarda da escola.
Que o blog seja a convergência de todos os esforços para a valorização da vida cultural e a proteção do patrimônio da nossa querida Lavras Novas.

Abraço amigo do

Angelo Oswaldo
Prefeito de Ouro Preto

Caro sr. Prefeito Angelo Oswaldo, obrigada pelas palavras de incentivo! Seu reconhecimento é muito importante para todos nós! Abraços nossos!!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Visitas!!!

Esta Mostra de Preservação Patrimonial foi muito importante para nosso projeto porque ajudou a divulgá-lo! Ao longo do dia, recebemos visitas que consideramos pra lá de ilustres e isso nos deixou com uma adorável sensação de dever cumprido!

Confira, nas fotos abaixo, alguns dos nossos visitantes!

Nosso grupo e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo!

Pedro e o secretário de Educação de Ouro Preto, Júlio César de Oliveira, conferindo nosso blog!

Tacyane, Ricardo, eu e Carlos Vilhena, diretor do Museu das Reduções, nosso mais novo parceiro!
Bruninha e César, diretor da Escola Municipal Izaura Mendes, conferindo nosso blog

Tamiris, Tacyane, Arlete Batista, Sidnéa Santos, da Secretaria de Cultura, Juliana e nossas revistas sobre o patrimônio de Lavras Novas!
Nosso grupo, Eder Melo, historiador do Vale Registrar / Trem da Vale, e nossa versão mais recente do blog de parede!
Marilêne Marinho, gerente do Vale Conhecer / Trem da Vale, Larissa, Juliana e nossas revistas sobre o patrimônio de Lavras Novas!
Arthur C. e Keka Simões, historiadora do Vale Registrar / Trem da Vale, conferindo nosso blog!

Solange Palazzi, diretora da Casa do Professor, e Arthur C. conferindo nosso blog!
Tamiris, Kátia Moreira, Tacyane, Mariane e nosso blog de parede!


Pedro e os jurados Deolinda dos Santos, Fernanda Rennó, Carlos Henrique Rangel e Armando Wood!
Ao final, seu Tião do Doce nos presenteou com um lindo poema, de sua autoria, sobre a preservação na natureza!!!

Afinal, temos ou não temos bons motivos para estar orgulhosos de nosso grupo e de projeto?!

Vencemos!...



Não, não ganhamos o prêmio de R$ 4.000,00, mas, sem dúvida, participar desta Mostra de Preservação Patrimonial foi uma vitória para nosso projeto!...

Em menos de duas semanas, meus alunos e eu demos conta de definir e organizar cada detalhe de nossa apresentação! Tudo saiu conforme planejamos e cada membro da “comissão” fez direitinho a sua parte – lindo de ver! Além do mais, esses dias foram tão bons, dias de sonhar junto, de compartilhar sorrisos e esperanças...

Nosso cantinho lá na Tenda Cultural recebeu muitas visitas durante todo o dia! Meus alunos se encarregaram de explicar como funciona o projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio” e, em pouco tempo, já estavam bem à vontade com o espaço e animados com cada novo visitante!

Nosso grupo na Tenda Cultural do Trem da Vale!

Nosso canto - lindo!!!

Passamos o sábado inteiro juntos, numa energia muito boa, felizes da vida! Ganhamos 10 novos seguidores e garantimos que nosso projeto fosse divulgado de uma forma bacana, por meninos e meninas tão dedicados!

Parte do grupo, meio cansadinhos, assistindo às apresentações
E foi especialmente importante perceber a reação de cada visitante! Todos se contagiaram com nossa ação, com a nossa alegria de estar juntos! Recebemos abraços, elogios, votos de sucesso!

Também garantimos novos parceiros!!! Vamos agendar uma visita para conhecer o Museu das Reduções, em Amarantina, e participar de seu Projeto de Educação Patrimonial e Inclusão Digital! E fomos convidados pela Gabriela Rangel, diretora da Escola de Artes Rodrigo Melo Franco de Andrade / Fundação de Arte de Ouro Preto, a conhecer seus três núcleos: Núcleo de Ofícios, Núcleo de Artes e Núcleo de Conservação e Restauro! Adoramos!!!

Ao final do dia, lá pelas 18 horas, estávamos todos pra lá de cansados... Mas, com o stand ainda montado e de mãos dadas, esperamos o resultado como se tivéssemos acabado de chegar à Tenda: dispostos, animados, felizes... Chega o grande momento, a hora de divulgar os vencedores, mãozinhas apertando as minhas e... Ah, não fomos os vencedores do prêmio... Que pena... Confesso que o pior, para mim, foi perceber os olhares tristes e lacrimejantes de alguns alunos... Nos abraçamos e, antes que eu pudesse ter a oportunidade de consolá-los, Ricardo se antecipou: “Não ganhamos, mas pelo menos tivemos a oportunidade de mostrar o projeto pra um montão de pessoas que, com certeza, nos adoraram!”

Com certeza, Ricardo... Com certeza!

Ao final, ainda deu tempo pra fazer pose!
 ------

Nosso grupo deseja parabenizar a cada escola participante da Mostra! Assim como nós, todos são vencedores! Sonhos, ideais, desejos de um mundo melhor – tudo isso estava exposto ali, em cada stand!...

------

Também aproveitamos para agradecer a uma porção de pessoas que nos ajudaram nos preparativos para a Mostra! Resolvemos presentear os visitantes com um imã de geladeira com o endereço do blog e fomos “patrocinados” pelo Amaral, morador de Lavras Novas; por um montão de turistas; pelas pousadas Biz & Biu, Vila do Campo e Vila Verde; pelos restaurantes La Cuccinella e Uialá; pelo Bar Aconchego Maia; pela loja de artesanato Mirna Gerais; pela Daniela Silva, Maristela Mapa e Dilvan Mol, da equipe escolar e pelas restauradoras Flávia Dias e Lúcia Fazzanaro Passarini. E também mandamos um beijo muito especial às artesãs Thati e Lívia, da loja Harmonia, que fizeram um imã mais lindo que o outro! Obrigada!!!





------

Terminando, é preciso agradecer à “comissão”, por toda dedicação e por terem topado sonhar junto comigo esse sonho tão bom que é o nosso projeto! Um beijo meu pros meninos e meninas: Amélia, Arthur C., Bruna, Cecília, Daniela, Juliana, Larissa, Mariane, Pedro, Ricardo, Tacyane e Tamiris!