Não, não ganhamos o prêmio de R$ 4.000,00, mas, sem dúvida, participar desta Mostra de Preservação Patrimonial foi uma vitória para nosso projeto!...
Em menos de duas semanas, meus alunos e eu demos conta de definir e organizar cada detalhe de nossa apresentação! Tudo saiu conforme planejamos e cada membro da “comissão” fez direitinho a sua parte – lindo de ver! Além do mais, esses dias foram tão bons, dias de sonhar junto, de compartilhar sorrisos e esperanças...
Nosso cantinho lá na Tenda Cultural recebeu muitas visitas durante todo o dia! Meus alunos se encarregaram de explicar como funciona o projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio” e, em pouco tempo, já estavam bem à vontade com o espaço e animados com cada novo visitante!
|
Nosso grupo na Tenda Cultural do Trem da Vale! |
|
Nosso canto - lindo!!! |
Passamos o sábado inteiro juntos, numa energia muito boa, felizes da vida! Ganhamos 10 novos seguidores e garantimos que nosso projeto fosse divulgado de uma forma bacana, por meninos e meninas tão dedicados!
|
Parte do grupo, meio cansadinhos, assistindo às apresentações |
E foi especialmente importante perceber a reação de cada visitante! Todos se contagiaram com nossa ação, com a nossa alegria de estar juntos! Recebemos abraços, elogios, votos de sucesso!
Também garantimos novos parceiros!!! Vamos agendar uma visita para conhecer o Museu das Reduções, em Amarantina, e participar de seu Projeto de Educação Patrimonial e Inclusão Digital! E fomos convidados pela Gabriela Rangel, diretora da Escola de Artes Rodrigo Melo Franco de Andrade / Fundação de Arte de Ouro Preto, a conhecer seus três núcleos: Núcleo de Ofícios, Núcleo de Artes e Núcleo de Conservação e Restauro! Adoramos!!!
Ao final do dia, lá pelas 18 horas, estávamos todos pra lá de cansados... Mas, com o stand ainda montado e de mãos dadas, esperamos o resultado como se tivéssemos acabado de chegar à Tenda: dispostos, animados, felizes... Chega o grande momento, a hora de divulgar os vencedores, mãozinhas apertando as minhas e... Ah, não fomos os vencedores do prêmio... Que pena... Confesso que o pior, para mim, foi perceber os olhares tristes e lacrimejantes de alguns alunos... Nos abraçamos e, antes que eu pudesse ter a oportunidade de consolá-los, Ricardo se antecipou: “Não ganhamos, mas pelo menos tivemos a oportunidade de mostrar o projeto pra um montão de pessoas que, com certeza, nos adoraram!”
Com certeza, Ricardo... Com certeza!
|
Ao final, ainda deu tempo pra fazer pose! |
------
Nosso grupo deseja parabenizar a cada escola participante da Mostra! Assim como nós, todos são vencedores! Sonhos, ideais, desejos de um mundo melhor – tudo isso estava exposto ali, em cada stand!...
------
Também aproveitamos para agradecer a uma porção de pessoas que nos ajudaram nos preparativos para a Mostra! Resolvemos presentear os visitantes com um imã de geladeira com o endereço do blog e fomos “patrocinados” pelo Amaral, morador de Lavras Novas; por um montão de turistas; pelas pousadas Biz & Biu, Vila do Campo e Vila Verde; pelos restaurantes La Cuccinella e Uialá; pelo Bar Aconchego Maia; pela loja de artesanato Mirna Gerais; pela Daniela Silva, Maristela Mapa e Dilvan Mol, da equipe escolar e pelas restauradoras Flávia Dias e Lúcia Fazzanaro Passarini. E também mandamos um beijo muito especial às artesãs Thati e Lívia, da loja Harmonia, que fizeram um imã mais lindo que o outro! Obrigada!!!
------
Terminando, é preciso agradecer à “comissão”, por toda dedicação e por terem topado sonhar junto comigo esse sonho tão bom que é o nosso projeto! Um beijo meu pros meninos e meninas: Amélia, Arthur C., Bruna, Cecília, Daniela, Juliana, Larissa, Mariane, Pedro, Ricardo, Tacyane e Tamiris!