segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Formatura!

Ontem meus 15 alunos do 9º ano formaram-se e eu tive a honra de ser a paraninfa da turma!!! Creio que nunca me esquecerei da algazarra que eles fizeram quando fui chamada para compor a mesa, durante o cerimonial! Meu coração disparou forte, tremi demais, me senti muito feliz!...

O formando Paulo, eu e os padrinhos Girley e Lia!
A formanda Larissa!

A formanda Drielly!
A formanda Nayara!
E como disse em meu discurso, acho que esse ano passou rápido demais... Logo no nosso primeiro dia de aulas, a turma me convidou para ser sua paraninfa e, quando dei por mim, o “grande dia” já tinha chegado e lá estava eu, emocionadíssima, conduzindo aquela meninada bonita para uma nova fase de suas vidas!

O formando Octávio!
A formanda Tacyane!
A formanda Daniela!
A formanda Camila!
Nesse ano de 2011, o 9º ano e eu vivemos de tudo: estudamos pra caramba, rimos, choramos, superamos problemas juntos... Tivemos altos e baixos e, quando notamos, havíamos nos tornado bons amigos...

A formanda Tamiris!
A formanda Juliana!
O formando Jefferson!
A formanda Karolina!
Eles completaram uma importante etapa de suas vidas e agora seguem rumo ao 2º grau, em Ouro Preto... Fico muito feliz por todos, mas, ao mesmo tempo, sinto uma tristezinha, um sentimento de perda por não estarem mais perto de mim, lá na escola, todos os dias...

A formanda Pâmela!
A formanda Mariane!
A formanda Bruna!
Dar aulas para essa turma foi muito bom... Só de entrar na sala, me sentia especialmente feliz. E sei que o mesmo acontecia com cada um deles! Foi bom... Muito bom...

Eles e eu!...
Bruna, Camila, Daniela, Drielly, Jefferson, Juliana, Karolina, Larissa, Mariane, Nayara, Octávio, Pâmela, Paulo, Tacyane e Tamiris: parabéns pela formatura!

Vocês estavam especialmente lindos ontem! Sejam felizes e lembrem-se que sigo por perto, cuidando de vocês, meus queridos alunos!

Entraram empolgados, ficaram pirados e saíram formados: Bruna, Tamiris, Juliana, Karolina, Mariane, Larissa, Jefferson, Paulo, Camila, Drielly, Daniela, Tacyane, Octávio, Pâmela e Nayara!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Não tem preço!

O ano está chegando ao fim e meus alunos do 9º ano formam-se em mais alguns dias... Essa turma foi fundamental para o andamento do nosso projeto! É nela que estudam Tamiris, Mariane e Tacyane, três alunas que fizeram, cada uma à sua maneira, toda a diferença no “Lavras Novas: nosso patrimônio”!

E ontem Tamiris se aproximou de mim com duas folhas de papel nas mãos. Disse que eram textos que eu havia pedido durante o ano, mas que não havia recolhido para revisar! Céus, como pude esquecer algo tão importante?! E ela: Mas leia depois, em casa. Agora você está ocupada!

Ah, que surpresa mais preciosa! Como é de costume, ela me escreveu duas cartinhas de puro afeto! Me enganou direitinho!!!

Uma dessas cartas é sobre o projeto e me tocou de um jeito tão especial (chorei tanto!...) que pedi para postá-la aqui, como uma forma de dividir com vocês, queridos leitores, um pouco da minha emoção e das doces palavras dessa mocinha!


Elô, vou sentir muito sua falta como professora!!!

Passou tão rápido... Parece que foi ontem que você chegou aqui na escola! Em tão pouco, já fez uma grande diferença! Veja só o projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio”: já faz tanto sucesso! Mas pode ser que, aos olhos dos outros, seja apenas um projeto feito por um professor e mais nada, mas que bom que, aos nossos olhos e das pessoas que nos apoiam, ele não é apenas um projeto! Ele já faz parte da nossa vida, já é uma relíquia, um patrimônio que tem valor e do qual vamos cuidar e preservar, pois aprendemos a amá-lo.

Espero que, mesmo saindo dessa escola, esse projeto prossiga, pois eu pretendo continuar! “Em time que está vencendo não se mexe” e mesmo se nós não estivermos vencendo, continuaremos porque o que nos motiva não é só o sucesso que o projeto faz, mas são as pessoas que acreditam na gente e que nos tornam, a cada dia, melhores!

E por todos esses aspectos e muitos outros que não cabem em uma simples folha de papel eu quero lhe dizer

     MUITOOOOO OBRIGADAAA POR TUDO!!!!

     Beijinhos, Tamiris Oliveira

         Saudades!!!

Li esse texto (e o outro!) uma porção de vezes de ontem pra hoje! A cada leitura, só consigo pensar em como sou feliz por ter pessoas tão especiais por perto... Ela, meus outros alunos, vocês...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mostra na escola!

Na última sexta-feira, nossa escola realizou uma mostra com os trabalhos feitos em 2011 pelas turmas do 6º ao 9º ano!

Nosso projeto apresentou uma nova edição do blog de parede, as revistas sobre o patrimônio local produzidas pelos alunos e a linha do tempo com a história do distrito.

Juju, Mariane, Tamiris, Nayara, Paulinha, Amélia e o blog de parede!
Uma das revistas feitas pelos alunos! Em janeiro, algumas matérias serão publicadas aqui!
A linha do tempo com um pouco da história de Lavras Novas!

As mães dos alunos que nos visitaram adoraram mais esta oportunidade de estar perto do projeto! Fizeram muitas perguntas e gostaram muito de ver as fotos das ações que elas veem acontecer frequentemente no distrito!

Algumas mães de alunos visitando nosso stand! Sorrindo pra câmera, está a Dona Maria, mãe da Tamiris!
Algumas mães visitando nosso stand! À direita, Mariane!
Além da nossa produção anual, outras atividades foram apresentadas!

A professora Lígia, de Matemática, mostrou o trabalho sobre respeito às diferenças realizado com as turmas ao longo do ano!

O stand com os trabalhos sobre respeito às diferenças!

A cartilha que os alunos Gean, Arthur e Guilherme, do 7o ano, produziram sobre o respeito às diferenças. Para visualizar melhor, basta clicar nas imagens!
E a professora Maristela, de Português, lançou a primeira edição do jornal Uia-lá, do qual também fomos notícia!

Mariane, Tacyane, a professora Marta, Aparecida e Maristela!

Um artigo sobre nosso projeto na 1a edição do Jornal Uia-lá!
A mostra foi muito bacana, um momento de apresentar aos pais o trabalho que realizamos ao longo do ano e de perceber o quanto nossa escola é privilegiada por poder contar com tantas ações bacanas!

Ah, o Estúdio de Arte e Dança Irielle Louise, que está com uma turma em Lavras Novas, também se apresentou! Foi lindo!

Bailarinas!
Bailarinas!
As bailarinas Tamiris, Irielle Louise e Maria Eduarda!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita à Amarantina - Parte 2!

Após a visita ao Museu das Reduções, seguimos com o senhor Natal, nosso parceiro em outra ação, para conhecer outros pontos do distrito!

Nossa primeira parada foi em frente à Casa Paroquial do distrito (reproduzida pelos irmãos Vilhena, no Museu das Reduções) e às ruínas da Casa Bandeirante!

Casa paroquial de Amarantina!
Redução da casa paroquial, feita pelos irmãos Vilhena!

Em seguida, fomos até a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, aberta especialmente para nos receber! Lá, o senhor Natal nos contou um pouco mais sobre a história da edificação, com suas tantas modificações, e nos mostrou detalhes artísticos e arquitetônicos, como a escadaria em pedra que leva ao púlpito e o altar todo esculpido em mármore. 

Nosso grupo rumo à matriz!
 
O cruzeiro e a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante!
Nosso grupo no interior da matriz, ouvindo as explicações do senhor Natal!
Nosso grupo observando detalhes do retábulo-mor da matriz!
Fomos, então, à Sala das Imagens, situada no adro da igreja matriz. Lá ficam armazenadas algumas das imagens pertencentes à paróquia de São Gonçalo. Para meus alunos, este não foi um momento apenas de aprendizado... Notei que muitos tocaram algumas das imagens, como a de Nossa Senhora das Dores e a do Nosso Senhor dos Passos, com muito respeito e fé. É nesta sala, inclusive, que se encontra a escultura de São Gonçalo do Amarante, doada pelos moradores da cidade de Amarante (Portugal) após terem sido informados de que a imagem do santo de Amarantina havia sido roubada.

Nosso grupo na Sala das Imagens. Ao centro, São Gonçalo do Amarante, vindo de Portugal!

Após essa etapa da visita, uma adorável surpresa! Senhor Natal e dona Rosália, sua esposa, nos prepararam um delicioso lanche, que foi servido na sede da Sociedade de São Vicente de Paulo!

Dani e Arthur servindo refrigerante e Vinícios de olho nos sanduíches!!!
Por fim, caminhamos até o Parque das Cavalhadas! O tamanho do lugar nos impressionou! Lá, o senhor Natal nos explicou como é montada a estrutura da festa, que acontece em todo mês de setembro. (Já estamos pensando em ir à festa do ano que vem!!!)

Nosso grupo no Parque das Cavalhadas!
A meninada subindo no Palanque dos Reis!!!
Nosso grupo e o senhor Natal!

Percebemos que essa visita à Amarantina foi muito importante para nós! Meus alunos conheceram novos lugares, aprenderam coisas novas, observaram uma realidade diferente da que eles vivem! Conheceram novas pessoas, como a equipe do Museu das Reduções, e estreitaram seus laços de afeto e troca com o adorável senhor Natal! Quem diria que, de um distrito a outro, ganharíamos tanto!...

Agora, claro, é hora de agradecer ao senhor Natal por partilhar sua generosidade e sua sabedoria conosco!

Um beijo nosso para a dona Rosália! O lanche estava delicioso!

Senhor Natalino e eu!


Visita à Amarantina - Parte 1!

Na tarde de 5 de dezembro, meus alunos e eu visitamos Amarantina, outro distrito de Ouro Preto! A caminho, ainda no ônibus, era possível perceber a empolgação da meninada! Para alguns deles, esse passeio representou uma verdadeira “viagem”, afinal, não costumam sair de Lavras Novas com frequência!...

Primeiro, fomos conhecer o Museu das Reduções e participar de seu Projeto de Educação Patrimonial com Inclusão Digital!

Fundado há mais de 25 anos, o Museu contém 29 reduções de edificações de todas as regiões do país, feitas pelos talentosos irmãos Vilhena: Ênio, Décio, Sylvia e Evangelina.



Meus alunos se impressionaram com cada redução, com seus detalhes! Ficaram encantados imaginando a técnica necessária para fazer um trabalho tão perfeito, tão bonito...

Bárbara, a monitora, e nosso grupo observando reduções de edificações do sul do país: casa de enxaimel, antiga Estação Ferroviária de Joinville e o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá!
Nosso grupo observando a redução do Farol da Barra!

Nosso grupo observando a redução da Usina Hidrelétrica de Marmelos Zero!
A meninada observando a imagem do incêndio que destruiu o Solar dos Ferreira, reproduzido no Museu...
Os semblantes do Ricardo, do Arthur e da Dani, observando a redução da Igrejinha da Pampulha, dizem tudo!!!
Nosso grupo e a redução da Igrejinha do Ó!
Nosso grupo observando a redução da Casa Paroquial, que veríamos em seguida!
Para mim, essa visita foi especial, pois, há cerca de um ano, colaborei para a implantação do projeto de educação patrimonial do Museu. Retornar às salas de informática, dessa vez com meus alunos, foi emocionante!

Mariane em uma das salas de informática! Ao fundo, o senhor Natalino, aguardando para nos levar para conhecer outros locais do distrito!
Arthur fazendo a atividade na sala de informática!
A meninada com as atividades do Projeto de Educação Patrimonial e Inclusão Digital!!!

Por fim, deixamos nossos agradecimentos à equipe do Museu das Reduções por nos receber de forma tão acolhedora!