Há dois trechos da revista da Lissandra, do Gabriel e do Júnio, hoje no 9º ano, que valem a pena destacar!
O primeiro menciona os chás, cujo cultivo foi uma importante atividade econômica do distrito no passado. O segundo fala do turismo que, hoje, é a principal fonte de renda do local!
Chás
O cultivo de chá já foi uma das principais fontes de renda da comunidade. Ainda hoje, a comunidade se utiliza de chás como alternativa aos tratamentos médicos convencionais.
Os alunos fizeram, então, uma relação dos principais chás usados no distrito e suas funções!
a) Losmão: para curar dor de barriga.
b) Erva cidreira: calmante.
c) Malva rosa: para curar dor no corpo.
d) Trançagem: antiinflamatório.
e) Marcela: para curar dor de barriga.
f) Lavadeira: para limpar o estômago.
g) Manjericão: para curar febre.
h) Folha de algodão: antiinflamatório.
Turismo
O texto escrito por eles descreve um pouco das mudanças que ocorreram no distrito a partir do surgimento do turismo. Vale a pena ler!
Antes, quando os turistas vinham conhecer Lavras Novas, as casas de aluguel não tinham chuveiro. Assim, tomavam banho na casa de Oscar Rocha, o primeiro lugar conhecido pelos turistas. Lá também tinha comunicação. Antes, os turistas vinham para conhecer Lavras Novas, um lugar simples e tranquilo. Hoje o turismo cresceu e existem vários restaurantes, pousadas e lojas. O pessoal do lugar já tem mais conhecimento, vem turista de todos os lugares do Brasil para conhecer as lindas cachoeiras, se hospedar nas pousadas e comer frango com quiabo nos restaurantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário