terça-feira, 28 de maio de 2013

A foto do Walter Firmo!

Em 2012, o subprojeto Registrando nosso patrimônio surgiu como uma proposta de parceria entre o nosso projeto, a escola de Lavras Novas, a Casa do Professor de Ouro Preto e o Canal Futura.

Por isso, a meninada foi fotografada para compor a publicação Salas Futura: um olhar de Walter Firmo! (Isso mesmo! Pra quem ainda não sabe: o fotógrafo Walter Firmo fez um monte de fotos da gente!)

A seguir, conheça a capa do livro e a foto selecionada para a publicação!!

Salas Futura: um olhar de Walter Firmo
Uma das fotos que o Walter Firmo fez da meninada!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Na escola: o Fórum das Letrinhas!

Ontem nossa escola participou do Fórum das Letrinhas através da visita do escritor Fábio Sombra! Em função de compromissos do mestrado, não pude ir até Lavras Novas, por isso, o relato desta ação - uma parceria do nosso projeto com a escola e com o fórum – foi escrito pela Daniela, diretora da escola!


Recebemos em nossa escola, o autor de livros infanto-juvenis e de literatura de cordel, Fábio Sombra, que contou aos nossos alunos sobre sua trajetória como escritor!

Ele disse que, quando mais novo, tinha muito interesse em leituras e que seu pai lhe contava histórias, mas que nunca chegava ao final das mesmas, pois deixava “aquele suspense” para que ele mesmo descobrisse o final, estimulando-o, dessa forma, à leitura dos livros!

Neste encontro em nossa escola, ele nos contou sobre algumas de suas obras, como “Um menino que xingava palavrão e ganhou focinho de leitão”! Contou também a história das “Dez filhas de Seu João”!

Nossos alunos, sempre atentos, ouviram cada história contada pelo Fábio Sombra e ele interagia bastante com a plateia, escolhendo até alguns alunos para serem voluntários, formando um “poste” para que ele pudesse simular a venda dos livrinhos de cordel!

Ele contou que, em suas apresentações, utiliza um cavaquinho para mostrar ao público como seria uma peleja: dois amigos desafiam um ao outro com versos rimados e cantados. Segundo Fábio Sombra, as rimas das pelejas se direcionam a uma “linha”, por exemplo: rimas com ão, ar, ais, inha...

Ao final do encontro, o autor abriu espaço para as dúvidas da meninada e os alunos Carlos, Daniel, Ricardo e Yuri fizeram perguntas sobre o cordel e sobre as fontes de inspiração do autor!


Daniela Pereira Silva
Diretora da E. M. de Lavras Novas 


O autor Fábio Sombra!
O autor e a meninada!
O varal!
Alguns livros do autor!
Ao final, Fábio Sombra, a equipe do Fórum das Letrinhas e da escola e a meninada!
Crédito das fotos: Daniela Pereira Silva

Para conhecer mais sobre o autor Fábio Sombra, clique aqui! E para se informar sobre a programação do Fórum das Letrinhas, aqui!






quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cuidando da biblioteca!


No dia 20 de maio, a meninada se reuniu novamente para organizar a biblioteca escolar Canto das Letras!

Assim como na ação realizada em março, desta vez, não me juntei a eles – temos tentado perceber que tanto ações do projeto como quaisquer outras iniciativas bacanas podem ocorrer se a meninada simplesmente se reunir para tal fim!

A meninada, então, organizou as estantes da biblioteca, tirou fotos para registrar a ação e escreveu o seguinte texto:

A ação de hoje foi muito legal, apesar de poucas pessoas presentes. Encontramos muitos livros legais e arrumamos as prateleiras, que estavam muito desarrumadas. Todos cooperaram em arrumar a biblioteca! Esta foi a nossa ação de hoje. Esperamos que vocês tenham gostado!

Assinado: Amélia, Ariane, Augusto, Carolina, Cecília, Gabriele, Luís, Rafael e Tamiris

Cecília e Carol!
Prateleira organizadinha!
Rafael!
Amélia!

Além deste texto, Tamiris também escreveu um relato lindo e terno:

Essas arrumações na biblioteca já me renderam muitas alegrias - só coisas boas -, pois me sinto muito bem quando entro em contato com esse universo que está junto com os livros. Poder ajudar a colocar as coisas no lugar, organizar cada livro na sua prateleira, isso me fascina.

A cada livro uma nova história, um novo aprendizado que vou levar pra vida toda. Certa vez entrei na biblioteca só por entrar mesmo (ainda não tínhamos esse projeto), e encontrei um livro que eu acho que mudou um pouco minha vida, que é o livro Pollyanna, que era sobre uma menina que conseguia fazer de simples coisas grandes mudanças. Só que eu não imaginava que, mais tarde, encontraria naquele mesmo local o próximo livro que é o Pollyanna Moça! Fiquei muito feliz, ”devorei” aquele livro! Depois deste vieram muitos outros, mas esse foi o que mais me marcou.

E tem muita gente que quer ser um eterno Peter Pan; ele, eu já tenho dentro de mim. Eu quero mesmo ser uma eterna Pollyanna, que passa pela vida dos outros fazendo mudanças e estando contente com tudo!

Gabriele!
A biblioteca organizada pela meninada!
Rafael, Gabriele, Cecília, Tamiris, Ariane e Amélia.
Fotos feitas com os celulares da meninada!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sessão pipoca: Uma professora muito maluquinha!

Com o projeto, temos aprendido a cuidar e a usufruir dos espaços que conquistamos! Por isso, hoje teve mais uma sessão pipoca na biblioteca da nossa escola!

O filme a que assistimos foi Uma professora muito maluquinha! A meninada se divertiu demais e eu também!... Creio, inclusive, que nos identificamos bastante com a professora e seus adoráveis alunos!...

Dona Cat, a professora maluquinha, encantando parte da meninada!
Pipoca com refri e risadas!
Maluquinhas!
Maluquinhos assistindo!
Depois de reorganizar a biblioteca, pausa para a foto das maluquinhas!!
O trailer do filme!


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Na TV UFOP!


Ontem uma equipe da TV UFOP foi à Lavras Novas fazer uma matéria com a gente! Passamos a tarde com eles e foi muito bacana!

Primeiro, gravaram a meninada e eu distrito afora, como sempre fazemos durante nossas andanças!

Genilson Ferreira fotografando a meninada!
Andanças pelo distrito!

Em seguida, alguns de nós fomos entrevistados: eu, Tamiris, Ricardo, Rafael, Amélia e Cecília! Contamos sobre o projeto, sobre o que costumamos fazer e, principalmente, sobre o bem que ele faz à gente!

Érica Vieira e Rogério Rocha me entrevistando! 
Rogério, Tamiris, Érica e Arthur Medrado!
A vez do Ricardinho!
Preparando a entrevista com o Rafael!
Entrevistando a Amélia!
Antes da entrevista com a Cecília!

Depois disso, foi a vez de Dona Aparecida ser entrevistada pela equipe, que falou sobre como é morar em Lavras Novas e também sobre sua participação no vídeo Registrando nosso patrimônio: cantos deLavras Novas.

Entrevistando Dona Aparecida!
Dona Aparecida!

Em breve, o vídeo estará disponível no canal da TV UFOP no YouTube e também existe a intenção dele ser veiculado em rede nacional, o que nos deixou bastante animados diante da possibilidade de mostrar as nossas (apront)ações pra mais pessoas e, tomara, inspirá-las!

É bonito de ver... Aos poucos nosso projeto vai ganhando espaço Ouro Preto afora, vai sendo conhecido e reconhecido... Vai deixando ainda mais felizes esses meus meninos e meninas de Lavras Novas!...

Nosso grupo, enquanto estávamos sendo filmados!
Durante a tarde!

Agradecimentos

À equipe da TV UFOP - Arthur Medrado, Érica Vieira, Genilson Ferreira, Nico e Rogério Rocha -, pela tarde junto com a gente, pelos sorrisos e por reconhecer em nosso grupo algo importante de se registrar!  

Rogério Rocha, da TV UFOP! (Foto do Rafael)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O lançamento!


Lançamos o vídeo “Registrando nosso patrimônio: cantos de Lavras Novas”! E como foi bacana!

Apesar do frio tão característico de Lavras Novas nessa época do ano, a pracinha em frente à Igreja Matriz ficou lotada! A meninada e eu ficamos muito felizes por ver tanta gente ali!

Começamos agradecendo a presença de todos, especialmente dos parceiros, tão essenciais para que tudo corresse tão bem: Casa do Professor de Ouro Preto e Escola Municipal de Lavras Novas!

Com o filme sendo exibido, o silêncio tomou conta da pracinha, toda a comunidade assistiu com uma atenção bonita de ver! Gostei especialmente de observar os rostos destes homens e mulheres do distrito - alguns conhecidos, outros não -, e saber que estávamos proporcionando a todos um momento único e belo!

Filme exibido, palmas pra meninada, cópias distribuídas para todos os que participaram e chegou a vez das apresentações da Folia de Reis do Divino Espírito Santo e do Grupo de Capoeira Lavras de Ouro!

E foi assim... Ficamos todos ali, juntos, noite adentro, sob o céu estrelado... Felizes da vida!

Começando!
Quanta gente!
Ganhando o DVD!


A apresentação da Folia de Reis!
Pretinha e meus pais (à direita) assistindo à Folia de Reis!


A apresentação do grupo de capoeira, tema de nosso próximo vídeo!
Crédito das fotos: Laís Rocha Vale

Enfim, o vídeo!

Para assisti-lo, clique aqui – ele está no YouTube!


Agradecimentos:

À Casa do Professor de Ouro Preto, pela parceria desde o início do “Registrando nosso patrimônio” e pelo empréstimo de parte dos equipamentos usados durante a exibição.
À Casa Paroquial e à Dona Aparecida, pelo empréstimo das cadeiras.
À Escola Municipal de Lavras Novas, pelo apoio e pelo empréstimo de parte dos equipamentos usados durante a exibição.
À Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo empréstimo de parte dos equipamentos usados durante a exibição.
À Secretaria Municipal de Educação, especialmente pela presença do secretário José César de Souza.
À Família Kume, Carlos Goulart e Daniela Pereira Silva, pelo empréstimo de parte dos equipamentos usados durante a exibição.
À Folia de Reis do Divino Espírito Santo de Lavras Novas e ao Grupo de Capoeira Lavras de Ouro, pelas belíssimas apresentações.
À Laís Rocha Vale, pelas lindas fotografias.
Aos meus pais, pela presença que fez com que a noite ficasse ainda mais especial para mim e para os meus meninos e meninas.
À comunidade de Lavras Novas, pela presença, pelas palmas e sorrisos.
À meninada, por estarem sempre por perto, nesses caminhos tão nossos, tão bonitos.