segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oh! Sim, sim, sim!

Hoje realizamos mais uma ação do Registrando nosso patrimônio: capoeira de Lavras Novas!

A ação aconteceu na biblioteca escolar Canto das Letras e contamos novamente com a participação da professora de educação física e pesquisadora de capoeira, Laura Rocha!

Na conversa inicial, Laura explicou para a meninada sobre a origem da capoeira!

Início de conversa, com Laura Rocha!
Em seguida, para conhecer mais o assunto que pesquisaremos no restante do ano, assistimos ao filme Mestre Bimba: a capoeira iluminada.

Pra quem ainda não sabe, Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba (1899-1974), iluminou e revolucionou a prática da capoeira, tornando-se o seu mais conhecido e admirado nome em todo o mundo (extraído da capa do DVD).

 
Assistindo ao filme "Mestre Bimba: a capoeira iluminada"!

Após a exibição do filme, organizamos uma roda para conversar sobre capoeira e sobre o vídeo que pretendemos produzir. Combinamos de, em nosso próximo encontro, levarmos algumas questões que servirão de base para as entrevistas!

Nesta nova etapa do Registrando nosso patrimônio temos vivido uma experiência diferente! É que a moçada da capoeira tem comparecido às ações e, além de conversar sobre o assunto com a meninada, nos contam sobre suas impressões sobre o distrito, sempre tentando nos sensibilizar para uma vivência cidadã e comprometida com o nosso patrimônio!

Oh! Sim, sim, sim! Lá vamos nós por nossos caminhos bonitos!


Conversando sobre capoeira...
... sobre patrimônio e cidadania!
Eduarda, Amélia, Cecília e Octávio!
Ao final, foto com a meninada!
Ao fundo, Godelo e Octávio, da capoeira!
A foto foi tirada pelo Gilson, também da capoeira!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cinema!

Pela terceira vez desde o início do projeto, fomos ao cinema!

Aproveitando o convite da 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, a Cineop, no dia 14 de junho, a meninada se dividiu para assistir a dois filmes!

Os menores de 12 anos, no Cine Praça, assistiram a Eu e meu guarda-chuva e os maiores de 12 anos, que acompanhei, ficaram no Cine Vila Rica, onde viram As melhores coisas do mundo.

Dessa vez, no Cine Vila Rica, ficamos lá na frente, no carpete mesmo - o cinema já estava lotado quando chegaram, depois do início do filme, porque o transporte atrasou... A meninada, mesmo perdendo parte do filme, adorou a história, sobre estudantes mais ou menos parecidos com eles!

Esses momentos no cinema são muito bacanas! Meus meninos e meninas sempre chegam arrumadíssimos! Trazem seus lanches e muitos sorrisos!


Parte da meninada no Cine Vila Rica!
Milene e Cecília!
Amélia, Nayara e Tamiris!
Gustavo, Vinicios, Paulo e Dalvan!
Parte do nosso grupo!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fogueira para Santo Antônio

Em Lavras Novas, uma tradição se repete três vezes por ano: as fogueiras para Santo Antônio, São João e São Pedro! Trata-se de um momento importante para a comunidade, que, apesar do frio, saí às ruas, rumo às casas dos parentes e vizinhos!

Na noite de véspera do dia do santo, cada casa que possui um Antônio ou João ou um Pedro acende uma fogueira em frente à fachada, abre suas portas e oferece o alimento quentinho! É simples assim: a gente nem precisa conhecer a pessoa, basta entrar para ser recebido com um sorriso e com um copo com canjica ou caldinho!

Neste ano, na noite dos Antônios, estive em três dessas casas, onde fui recebida com muito carinho! Notei o orgulho no momento do oferecimento dos copos de canjica para mim e para os que me acompanhavam! Dona Maria (mãe de Totó), Lúcia e Tininha, cada uma à beira dos seus fogões à lenha, felizes da vida, falantes, fizeram com que me sentisse mesmo em casa...

A meninada participa de tudo, come canjica até e aproveita a ocasião para fazer barulho: o cheiro da pólvora dos estalinhos mistura-se ao das fogueiras. A noite fica meio enfumaçada, mas quem se importa?! Tudo é festa para esses meninos e meninas de Lavras Novas!


O fogão à lenha de Dona Maria. Com canjica, serpentina e gatinho! 
Menininho...
A convidativa casa da Lúcia!
Fogueira para Santo Antônio!
Fogueira em frente à uma das casinhas mais fotografadas de Lavras Novas!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Registrando nosso patrimônio: capoeira

No dia 10, começamos uma nova fase do subprojeto Registrando nosso patrimônio. Dessa vez, vamos pesquisar e, em seguida, gravar um vídeo sobre o grupo de capoeira Lavras de Ouro!

Durante nossa primeira ação, contamos com a participação da professora de educação física e pesquisadora da capoeira, Laura Rocha!

Laura, a meninada e eu nos reunimos com cinco componentes do grupo local – Gilberto, Gilson, Hugo, Ramon e Thati – e passamos parte da tarde conversando sobre o assunto!

A conversa!
Os capoeiristas nos contaram que a nova fase do grupo começou em 2012, no Dia da Abolição, e quase sem querer: um grupo estava na pracinha do distrito tocando berimbau e uma roda acabou se formando! A meninada de Lavras Novas gostou da novidade e o grupo ganhou ainda mais força!

Esse grupo tem uma particularidade: eles não possuem um mestre e nem qualquer outro tipo de hierarquia! Defendem que todos são igualmente importantes e que, por isso, o respeito nas formas de tratar é constante e comum a todos, crianças, jovens e adultos.

Thati apresentando a camiseta do grupo Lavras de Ouro!
Ramon!
Tamiris e Laura!
Hoje, mais de um ano depois do ressurgimento do grupo, contam que a roda costuma estar mais vazia. A dificuldade de encontrarem um bom lugar para jogar acabou desanimando alguns componentes a seguirem em frente. No entanto, Hugo reforça: O que importa é a qualidade e não a quantidade. E Ramon conclui: Com a capoeira, nós estamos mostrando algo que é da cultura de Lavras Novas para as crianças. Assim elas vão conhecer mais da nossa história e da nossa origem.

Um dos primeiros encontros da capoeira, em 2012!
Está sem áudio, mas vale a pena assistir!
Crédito: Ramon

O grupo gostou da ideia de participar do projeto com a gente! Gilberto e Gilson já disseram que vão organizar uma bela roda de capoeira para o dia da gravação!

Ao final de nosso primeiro encontro, perto do entardecer, jogamos capoeira! Foi um momento bonito!...

A roda!
Pandeiro!
Thati e Gilson jogando capoeira!
Laura jogando com Rafael, seu filhinho!
Rafael com seu tambor querendo participar da capoeira!
Ao final de nosso primeiro encontro!